domingo, 8 de janeiro de 2012

Aeroporto de Navegantes é o 6º colocado em casos de raio Laser

O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, é o terminal aeroportuário que mais registrou casos com canetas de raio laser verde, que atrapalham a visão dos pilotos, até novembro de 2011. Dados de um relatório do Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgados pelo site do Estadão, mostram que 38 ocorrências foram registradas no município.

Além de Londrina, outros aeroportos sofreram o problema, como o Galeão (RJ) onde 36 casos foram reportados ao Cenipa, Vitória (ES) com 21 casos, Campinas (SP) com 13, João Pessoa (PB) com 11, Navegantes (SC) e Fortaleza (CE) com nove.
Aeroporto José Richa é campeão em incidentes com laser verde.
Somente nestes 15 últimos dias, entre Dezembro e Janeiro, foram mais 3 registros do uso do Laser no aeroporto de Navegantes.

O raio laser verde tem uma alcance bem maior que o vermelho, chamando a atenção de crianças.

As canetas de raio laser verde vêm se tornando comum, por serem vendidas abertamente e terem alto alcance, cerca de 300 metros, chamando a atenção de quem as usa, em um estádio de futebol, por exemplo. Mas apontar os raios para um avião pode ofuscar a visão do piloto, causar danos aos olhos e até mesmo um acidente aéreo.

Segundo especialistas, o feixe de luz bate no vidro do avião e reflete em toda a cabine, prejudicando a atenção do piloto em momentos críticos, como o pouso e a decolagem.

O superintendente da Infraero pede aos pais que orientem os filhos sobre a gravidade da brincadeira. "Isso fascina a criança porque é realmente muito bonito, mas é um crime que coloca em risco a aviação. Nós já fizemos palestras e pedimos aos pais que conversem com os filhos porque eles não sabem o que estão fazendo", alertou.

Um adolescente chegou a ser apreendido pela Polícia Militar, brincando com a caneta na praça Nishinomiya, em Londrina, ao lado do aeroporto, mas nem sempre os responsáveis são flagrados, o que prejudica a fiscalização da prática.

Um comentário:

Rafael Viana disse...

É uma pena NVT estar nesta lista, é inacreditável como certas pessoas conseguem se divertir sabendo que podem matar inumeras pessoas de uma vez só. Gostaria de pegar uma destas canetas de laser e colocar no olho de quem aponta para os aviões, só para ver se eles gostam...