quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aeroporto de Navegantes recebe grooving

Foi finalizada a implantação de ranhuras na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes. A obra, que recebe o nome de grooving, garante o contato entre a aeronave e a superfície da pista, melhora o escoamento da água em condições climáticas adversas e permite que a água escoe para fora da área de tráfego, deixando a pista seca.

De acordo com a assessoria de comunicação da Infraero, a obra, iniciada em 17 de agosto, atua de diferentes maneiras de acordo com a porção da pista. Na zona de toque, mesmo em condições de chuva, permite que seque a pista o mais rápido possível. Na porção central e final da pista, por não acumular água, permite um maior coeficiente de atrito a fim de proporcionar a frenagem mais segura da aeronave e evitar a aquaplanagem.

Em fevereiro deste ano já havia sido concluída a restauração do pavimento da pista de pouso de decolagem. A reforma da pista e a implantação do grooving, realizadas sempre no período da madrugada, não interferiram na operacionalidade do aeródromo.

Fonte: clicRBS

6 comentários:

Rafael Viana disse...

Para atender um dos destinos mais procurados durante a alta temporada, a Azul Linhas Aéreas inicia a venda de passagens entre Campinas e Navegantes, em Santa Catarina. O trecho sairá a partir de R$ 139,90, e pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito. A compra pode ser feita pelo site (www.voeazul.com.br), por meio do Call Center (4003-1118) ou nas lojas da Azul.

A frequência será diária entre os aeroportos de Viracopos e o do Ministro Victor Konder, e tem início previsto para 15 de dezembro e término em 31 de janeiro de 2012. Os voos serão realizadas com os modernos jatos Embraer 190 e 195.

Confira os horários:

1. Campinas- Navegantes : SAÍDA às 13h25/ CHEGADA às 14h40

2. Navegantes- Campinas: SAÍDA às 16h10/ CHEGADA às 17h24


Por Mercado & Eventos

Anônimo disse...

Será que agora o B738 pousa aqui? se pousa no santos dumont, pq aqui não??

Rafael Viana disse...

Se eu não me engano, a pista até que suporta o 738, mas o pátio é muito pequeno e não suporta essa aeronave, é uma pena que o 738 não venha pra cá, mas bem que ele podia vim sim naquele voo que vem do GIG, e que futuramente irá seguir pra Ezeiza.
Abraços

Navegantes Spotting disse...

Boa noite pessoal.
COmo o amigo Rafael citou acima, o B737-800SFP tem plena capacidade de operar aqui em Navegantes, a principal restrição é o pátio, como exemplo posso citar o E-195, quando "parqueado" no pátio ultrapassa a faixa de segurança, as aeronaves em push ou taxiando, pasão um enorme sufoco com algum E-195 no pátio.

O que eles poderiam fazer aqui, é botarem as posições em diagonais, assim como outros aeroportos, que tambem tem o pátio pequeno, só não tanto que nem Navegantes, que chega a ser minúsculo.
Porem "dependemos" de um orgão Federal, assim sendo, tudo anda aos "trancos a barrancos".

Quem mais sofre pela falta de infraestrutura, são as Cias. Aéreas, que tem que se virar de alguma forma, pois aeronaves maiores que as mesmas querem por para suprimir a demanda não dá, então o próximo a sofrer tambem pela falta de infraestrutura, somos nós Todos, Passageiros e Úsuarios.

Pátio para receber aeronaves B737-800 até o B747, somente com o novo aeroporto, que está em fase de "projeto".

Grande abraço!

Anônimo disse...

concordo com o Navegantesspotting, o aeroporto de navegantes já com o E-195 utrapassa o limite de segurança e um 737 é maior que o embraer ai fica dificil, o que poderia ser é mandar o boeing em um horario em que não ha nehum outro voo.Mais de preferencia deveriam aumentar o patio e tirar um pouco a distancia da pista pro patio que é de 70m, o de joinville é 60, tirando 10 metros deixaria o patio com 83 metros de comprimento, assim cabendo um 737!
Se não o jeito é fazer com Foz do Iguaçu!!!!

Anônimo disse...

o boieng tem 38 metros, com um patio de 83 metros, sobraria um espaço de taxiamento para aeronaves com envergadura de até 45 metros, assim podendo fazer um 737-800 parado e ainda outro 737-800 taxiando, é tão facil aumentar o patio, mais vejo que vão levar anos para fazer isso, que é tão facil aumentar!!