terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nevoeiro cancela voos em Navegantes

O nevoeiro registrado na manhã de ontem em todo o Estado e que chegou a fechar o Aeroporto de Navegantes e o Hercílio Luz, na Capital, deve se repetir ao longo desta semana. A Epagri, órgão estatal que monitora o clima em Santa Catarina, prevê também que haverá pancadas de chuva isoladas.

A neblina deixou como saldo três voos atrasados e dois cancelados em Navegantes. No final da manhã, às 11h49min, o aeroporto passou a operar por aparelhos e, a partir das 12h11min, chegou a ser fechado para pousos e decolagens por meia hora. As manobras voltaram a ocorrer com auxílio de aparelhos até 13h18min, quando o aeroporto voltou a operar normalmente.

Os cancelamentos – de um voo da empresa Gol que chegaria do Aeroporto de Congonhas e partiria de Navegantes com o mesmo destino – causaram descontentamento entre os passageiros que aguardavam na sala de embarque.

De acordo com a assessoria de comunicação da Infraero, os cancelamentos e atrasos causados por nevoeiros não são informados com antecedência aos passageiros pelas companhias aéreas. O fenômeno é dinâmico, e sua influência nos pousos e decolagens varia conforme a intensidade da névoa.

Na capital, o problema foi registrado antes. Às 6h55, um forte nevoeiro suspendeu pousos e decolagens no Hercílio Luz. A retomada dos trabalhos, ainda com o auxílio de instrumentos, ocorreu por volta das 8h40. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a formação de nevoeiros ocorre em função do clima úmido e tempo quente. De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, a semana será caracterizada pela presença de nevoeiros e clima instável:

– A semana será mais úmida, com pancadas de chuva, principalmente nos finais de tarde até o início das madrugadas. Esta condição facilita a formação de nevoeiro ao amanhecer, que se dissipa ainda pela manhã.

A semana ainda será caracterizada por ventos soprando de Sul e Sudeste e temperaturas elevadas. A média deve ficar em 24ºC no Litoral e chegar a 27ºC entre o Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina. Também não está descartada a possibilidade de ventania e a queda de granizo em todo o Estado, embora de forma isolada.

Fonte: clicRBS

Nenhum comentário: