quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aeroporto de Navegantes completa 33 anos

Pouca gente lembra, mas esta semana marcou mais um aniversário da inauguração da ampliação do aeroporto de Navegantes. A solenidade, ocorrida há 33 anos, não foi um ato qualquer.

No dia 19 de outubro de 1978, nada menos que o então presidente Ernesto Geisel esteve em Navegantes para a inauguração da nova pista e do novo pátio do terminal, hoje batizado de Ministro Victor Konder.
Ouvido pelo Jornal de Navegantes, o prefeito da época, João José Fagundes, lembra que, mais que uma inauguração, aquele ato significou a permanencia do aeroporto na cidade. Devido a precariedade e limitações do terminal de Navegantes antes da reforma, a cidade por pouco não perdeu o aeroporto, que chegou a ficar interditado por algum tempo.

"Quando assumi, havia uma disputa entre Joinville e Blumenau e queriam desativar o nosso aeroporto para construir outro no Norte do Estado, mais próximo a Joinville", recorda o ex-prefeito. Fagundes conta que procurou o então governador Antonio Carlos Konder Reis e pediu sua ajuda para reformar e ampliar o aeroporto, mantendo-o em Navegantes.

"Konder Reis tem raízes na região de Ítajai e conseguimos os recursos necessários para a obra. Com a nova pista, o aeroporto passou a ter capacidade para receber os aviões mais modernos da época. Se não fosse aquela reforma, com certeza teriamos perdido o aeroporto para outra região", avalia o ex-prefeito, que governou a cidade entre 1977 e 1983.

Antes daquela obra, o aeroporto tinha uma pista de 1,5 mil metros e atendia apenas pequenas aeronaves. Com a ampliação, a pista passou a contar com 1,7 mil metros de comprimento por 45 metros de largura, tendo capacidade para receber aeronaves como o Boeing 737 e o Airbus A320. O pátio tambem foi ampliado de 150 metros por 73,5 metros para 198 metros por 73,5 metros.

Fonte: Jornal de Navegantes

Nenhum comentário: