sexta-feira, 18 de março de 2011

Navegantes recebe prêmio de qualidade em serviços de navegação aérea

Os aeroportos internacionais de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Navegantes (SC), Cruzeiro do Sul (AC) e Ponta Porã (MS) receberam nesta terça-feira (15/3) o primeiro Prêmio Asocea (Assessoria da Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo) de Segurança Operacional pelos serviços de navegação aérea prestados. A cerimônia foi realizada no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília (DF), e contou com a presença do presidente interino e diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, e do superintendente de Navegação Aérea da empresa, Will Furtado.

A premiação certifica o atendimento das metas estabelecidas para os indicadores de segurança operacional previstos no Programa de Vigilância da Segurança Operacional do Serviço de Navegação Aérea (ICA 63-22), que é um conjunto de regras estabelecido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), em vigor desde janeiro de 2010, que estabelece uma série de ações sistemáticas e permanentes para garantir a realização dos serviços de navegação aérea de acordo com os padrões de segurança exigidos no Brasil e no mundo.

Nesta primeira edição do prêmio, cerca de 170 órgãos prestadores de serviços do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab) foram inspecionados, e 20 receberam a certificação da Asocea, entre eles os seis aeroportos citados. Além de atingirem as metas requeridas para a premiação, os serviços de navegação aérea dos aeroportos apresentaram grau de conformidade acima de 95% com as normas do Decea.

Durante a cerimônia, profissionais da Navegação Aérea dos seis aeroportos premiados receberam certificados do chefe da Asocea e brigadeiro-do-ar, José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, e do presidente interino da Infraero, João Márcio Jordão, que considerou a premiação uma maneira de reconhecer o esforço dos colaboradores de navegação aérea da Rede. “Sinto-me muito honrado por ter na ponta da linha profissionais altamente comprometidos com a segurança, um dos quesitos mais importantes na aviação civil”, pontuou Jordão. José Pompeu também destacou a seriedade e o profissionalismo dos colaboradores da Infraero. “O Prêmio Asocea visa ao reconhecimento público dos trabalhos de segurança operacional, de forma a estimulá-los para uma evolução contínua”, finalizou.

Will Furtado, por sua vez, enfatizou a continuidade do esforço para garantir a segurança do espaço aéreo. “A Infraero continuará a trabalhar incansavelmente para que todos os aeroportos da Rede Infraero atinjam e mantenham as metas de segurança estabelecidas”, disse o superintendente de Navegação Aérea.


Fonte:Infraero

Um comentário:

Cantinho do Rei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.