segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Navegantes lidera crescimento no Sul do Brasil

O ano de 2010 foi promissor para o Aeroporto de Navegantes, que liderou o crescimento no número de passageiros entre os principais aeroportos do Estado, com um incremento de 43%. Nos últimos 12 meses, os catarinenses viajaram mais e foram registradas movimentações recordes. O ano que terminou também foi marcado pela entrada em operação de novos voos e empresas aéreas. Em Navegantes, a Trip passou a operar em abril e a Webjet, em dezembro. Para 2011, a perspectiva é de que as obras no papel sejam feitas para aumentar a infraestrutura aeroportuária.

Pelos quatro aeroportos administrados em pela Infraero em Santa Catarina, – Joinville, Navegantes, Florianópolis e Criciúma – passaram 3,152 milhões de passageiros em 2010 e 64,4 mil aeronaves, sem considerar os números de dezembro, quando ocorre a maior movimentação em função das festas de fim de ano e das férias de verão.

Segundo o superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Marco Aurélio Zenni, o terminal movimentou até o mês de novembro 760.631 passageiros embarcados e desembarcados. Foram 14.377 pousos e decolagens de aeronaves, representando um aumento de 43,4% e 31,4%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

– As companhias aéreas que operam em Navegantes são a Gol, a Azul, a TAM e a Webjet. Mas a Trip deve retornar em breve com as operações, que foram suspensas devido as obras de revitalização da pista de pouso e decolagem – afirma.

Zenni destaca ainda que a expectativa para 2011 é concluir a obra de recuperação da pista de pouso e decolagem, começar as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros, finalizar o processo de desapropriação da área do novo sítio aeroportuário e iniciar a operação do VOR/DME que já está instalado mas aguarda a aferição para ser usado e que segundo o superintendente, há mais de um mês foi solicitada a presença dos técnicos da Aeronáutica para efetuar os voos que vão configurar e testar o VOR, mas não há previsão para o serviço ser executado:
– Essa equipe atende todos os aeroportos do país e tem uma agenda extensa. Temos que aguardar.

Pelo Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, passaram quase 2 milhões (1.995.977) de passageiros em voos domésticos e 112,4 mil em voos internacionais no ano passado, sem contabilizar os dados de dezembro. Os voos charters registram crescimento de 82,49% em relação à temporada passada e a previsão do aumento de passageiros é de 25% em relação a 2009. As companhias aéreas Azul e Trip iniciaram as operações na Capital em 2010 e as perspectivas para 2011 passam pelo projeto de ampliação do pátio e da área do terminal de passageiros.

– Até março de 2011 estão previstas as chegadas de 469 voos charters. Destes, 444 voos já estão aprovados e 25 estão em fase de aprovação pela Anac. São 185 voos do Chile, 145 da Argentina, 134 do Uruguai e cinco do Paraguai – afirma Ricardo May, assessor de comunicação da Infraero no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.




Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário: