quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Navegantes cresceu 50% em 2009

O Aeroporto de Navegantes registrou em 2009 um aumento de 49,8% no número de embarques e desembarques. Foram 596.585 no ano passado contra 398.067 de 2008. O crescimento veio a partir de abril, com o início da operação da Azul e a retomada do voo da Gol para Guarulhos (SP). Para o superintendente Marcos das Neves Souza, as novidades geraram mais concorrência, o que diminuiu os preços e atraiu passageiros.

– Todas as companhias registraram aumento na procura em Navegantes – diz Souza.

Com o crescimento, Navegantes supera a movimentação de aeroportos importantes, como o de Londrina. A expectativa para 2010 é de um crescimento de 10%.

Para acompanhar o crescimento, o Aeroporto trabalha em várias frentes. O VOR, equipamento que auxilia os pilotos, deve estar instalado no segundo semestre do ano. O projeto de ampliação do terminal deve ser concluído até junho e as obras, que vão contemplar principalmente salas de embarque e desembarque, podem começar no segundo semestre. O volume de passageiros também pode elevar a categoria do Aeroporto de Navegantes na Infraero, o que geraria mais recursos e funcionários.

O grande avanço viria com a construção da nova pista e do novo terminal de passageiros, previstos no plano diretor do aeroporto. Em dezembro, foi concluído o convênio de 1996 entre União e Prefeitura de Navegantes que desapropriou 70% da área necessária para a ampliação. Agora, o desafio é conseguir desapropriar o restante e, principalmente, garantir recursos para projetos e obras. Trabalho árduo para nossos políticos. Até 2016, a maior parte dos recursos serão investidos nas cidades-sedes da Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Nenhum comentário: