sábado, 3 de outubro de 2009

Obstáculo ao Crescimento


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que não irá aprovar novos voos nem aumentar a frequência de aeronaves no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes. O parecer negativo da agência é para todas as aeronaves cujo nível de proteção contra incêndio seja superior a cinco, o que corresponde a todos os voos das três principais operadoras que atuam em Navegantes: TAM, Gol e Azul.

O superintendente da Infraero Marcos das Neves, que administra o Aeroporto de Navegantes, afirmou que ainda não recebeu nenhuma informação a respeito da decisão da Anac e que o nível de proteção foi rebaixado pra cinco em fevereiro deste ano. Isso porque o local deveria contar com oito a nove bombeiros por dia, conforme prevê a agência reguladora, mas atualmente possui cinco.

– Não fomos informados oficialmente e precisamos dessa certeza para tentarmos, mais uma vez, o aumento de efetivo junto ao governo do Estado. Já tivemos informações de que uma operadora solicitou novas linhas e a Anac negou, mas não tínhamos nada oficial – explicou.

De acordo com Neves, quando a empresa solicita novas linhas, o pedido deve ser feito primeiramente para a Anac. Se o pedido for autorizado pela agência, ele chega ao conhecimento da administração do aeroporto. A Gol teria solicitado novos voos para Navegantes e a Anac teria negado o pedido.

– Isso é complicado porque quem perde é a região, já que uma vez negado o pedido pra cá, a operadora deslocará a linha para Florianópolis, Joinville ou Curitiba – lamenta.

O convênio entre o Aeroporto de Navegantes e o governo de Santa Catarina, que disponibiliza os bombeiros militares, termina no final deste ano, mas existe um encaminhamento para que o serviço de bombeiros do local seja terceirizado. Neves conta que, até que ocorra a terceirização, um acordo entre as duas partes foi feito para que o efetivo seja mantido.

– Não é simples assim contratar empresa particular para esse serviço. Existem processos como licitação, contratação e, depois, o treinamento desse pessoal – completou.

O problema da proibição de novos voos para o Aeroporto de Navegantes poderia ser resolvido com o aumento imediato no número de bombeiros, já que o local conta com quatro carros contra incêndio. De acordo com o Tenente Coronel Onir Mocellin, Comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Catarina e responsável pelo efetivo do Aeroporto de Navegantes, a alternativa seria deslocar mais bombeiros de outras unidades para o local.

– Mas isso seria o mesmo que abrir um buraco pra tapar outro. Não temos de onde tirar mais bombeiros para suprir o que exige a legislação da Anac. Para colocarmos mais dois bombeiros por dia, por exemplo, teríamos que ter mais oito bombeiros na escala, e deixar alguma comunidade da região desprovida de efetivo – argumentou.


Novos bombeiros cobrem efetivo que se desliga


Mocellin conta que a maioria dos novos bombeiros militares que se formam chega apenas pra cobrir espaços deixados pelo pessoal que está se desligando. Outra dificuldade, segundo ele, são as férias, licenças e problemas de saúde.

– Em dezembro se formam mais 140 bombeiros, que não irão suprir toda a nossa necessidade. Para o aeroporto, acredito que a melhor solução seja mesmo a terceirização do serviço – completou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Navegantes, sem voos por falta de bombeiros, falta de avião, falta turismo, falta negócios, falta Prefeitura,falta Governo de Estado, falta Governo Federal, falta Infraero, é uma falta de VERGONHA. Joseluizdacosta@bol.com.br