quinta-feira, 2 de julho de 2009

Falta estrutura no Aeroporto de Navegantes


O Movimento de passageiros cresceu quase 50% em apenas um ano no Aeroporto Internacional de Navegantes, mas estrutura não acompanha o espaço está pequeno para a demanda de passageiros, que cresceu 47% em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2008. A ampliação do número de voos diários de seis para 12, a inclusão de três novos destinos Guarulhos, Porto Alegre e Campinas , e o início das operações da Azul Linhas Aéreas atraíram parte da histórica demanda reprimida de viajantes do Vale do Itajaí. Depois da chegada da Azul, há três meses, e do novo voo da Gol para Guarulhos, o número de embarques e desembarques quase dobrou.

Mas a combinação de atrativos para voar a partir do Litoral Centro-Norte resulta em falta de espaço no estacionamento, nas salas de embarque e desembarque e até na esteira de bagagens. A situação se complica nos horários de voos simultâneos, conforme a superintendência do terminal. Segundo o superintendente Marcos das Neves Souza, a Infraero percebeu a necessidade de mais conforto e infraestrutura que a situação impõe, já que a tendência de aumento no movimento do terminal continua.

– O aeroporto está sendo visto com outros olhos, companhias estão sondando novas possibilidades de destinos, como o Rio de Janeiro. E todas apresentaram crescimento, o que comprova o potencial da região – avaliou Souza.

O que freia a entrada de novas rotas no terminal, por enquanto, é a falta de efetivo do Corpo de Bombeiros. Hoje são cinco soldados, quando nove são exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de acordo com o porte das aeronaves. Segundo Souza, o aeroporto teve o nível de segurança contra incêndio rebaixado em março, o que não permite a entrada de mais voos na escala até a adequação.

Aeroporto contratará empresa para substituir bombeiros
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina informou que não pode tirar das ruas o efetivo solicitado e que já foi notificado que o convênio entre aeroporto e governo do Estado será encerrado em outubro. Uma empresa será contratada pela Infraero para o serviço.

O diretor Técnico da SC Parcerias, Ricardo Stodieck, responsável por planejar a futura estrutura aeroportuária do Estado, diz que o aumento na movimentação em Navegantes deixa clara a demanda reprimida.

– As companhias precisam melhorar horários e oferecer mais destinos. Estas regiões (Vale, Litoral e Norte) precisam de um aeroporto que possa crescer e ter uma pista de até 4 mil metros no futuro – avaliou.

By Sicilia e Marcos.

Nenhum comentário: