sábado, 27 de agosto de 2011

Navegantes, desafio no crescimento

O movimento de aeronaves nos céus de Navegantes nunca foi tão intenso. Todos os dias, 58 voos partem e chegam, em média, ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, entre comerciais e fretados. O total de passageiros de 2011 deve chegar à marca histórica de 1,3 milhão – mais de 20 vezes a população do município. Mas embora as estatísticas revelem franco crescimento, há entraves que impedem o aeroporto de decolar. Terça-feira passada, passageiros se espremiam no saguão à espera da retomada de voos cancelados em função do tempo ruim.

– A qualquer chuva, os voos não saem. Faltam investimentos em equipamentos que possibilitem as operações com mau tempo – reclama o inspetor da Petrobras Alexandre Oliveira de Almeida, 35 anos, que veio do Rio de Janeiro a Santa Catarina a trabalho.

A pista do Aeroporto Ministro Victor Konder, que tem 1.701m de comprimento por 45m de largura, está sufocada pelo mar, de um lado, e pelas construções que se aproximaram cada vez mais, de outro. Nestas condições, os aparelhos disponíveis para as operações de voo são uma antena que emite frequências de rádio para ajudar o piloto nas manobras e o GPS, que tem a mesma função. Um terceiro equipamento, o VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) foi instalado no ano passado, após sete anos encaixotado, mas ainda não funciona.

Superintendente do aeroporto, Marco Aurélio Zenni conta que foram feitas, recentemente, as cartas aeronáuticas do aparelho, que indicam as coordenadas a serem dadas aos pilotos. Uma equipe da Aeronáutica deve testá-las em setembro. Mas o funcionamento não trará mudanças em relação à operação sob climas instáveis:

– Com o VOR, há ganho efetivo na segurança de voo, mas não de operação em condições adversas.

Embora conte com aparelhos que garantem operações seguras, Navegantes não comporta tecnologias modernas para pousos e decolagens sob neblina ou chuva. O problema é a falta de espaço, conforme o gerente de Navegação Aérea, Júlio César Perdoná:

– Hoje vários aeroportos usam o ILS (Instrument Landing System), que traz maior precisão, apesar de também ter limites e não permitir operações em qualquer condição. Mas é um equipamento que fica além das cabeceiras e depende de disponibilidade de área, algo que não temos hoje em Navegantes.

Quando há atrasos ou cancelamento de voos em Navegantes, as opções que restam aos passageiros são o comércio do terminal, reduzido a quatro lojas de roupas e bijuterias, uma banca de jornais e revistas, bomboniére e duas lanchonetes. O único restaurante funciona apenas no almoço e foi motivo de preocupação para o empresário Alex Gordiano, 42 anos, que aguardava embarque para Salvador (BA) terça-feira:

– Meu voo vai atrasar e, se não tem restaurante aberto à noite, terei de sair do aeroporto e procurar outro lugar para jantar.

Gordiano havia desembarcado um dia antes em Navegantes, de onde seguiu para Palhoça para comprar maquinário agrícola. Foi a primeira vez que passou pelo aeroporto. Sentado em uma das cadeiras do saguão, opinou:

– Conheço outros aeroportos no Brasil e a infraestrutura aqui deixa a desejar.


Nos próximos três anos, a Infraero prevê injetar R$ 18 milhões no Aeroporto Internacional de Navegantes com:
- Tratamento acústico
- Ampliação das vagas de estacionamento
- Reforma e ampliação do terminal
- Construção de nova sala de embarque
- Instalação de escadas rolantes e novos elevadores
- Esteiras mais rápidas para a área de desembarque
- Grooving (ranhuras na pista) que dão mais segurança a pousos e decolagens

Fonte: clicRBS

8 comentários:

Anônimo disse...

Navegantes nao tem infra, Joinville menos ainda. Como está o projeto para o aeroporto de Araquari? Sou a favor deste projeto. É uma area muito boa proximo ao posto Sinuelo na BR 101. Usar o modelo adotado esta semana em Natal para construir um grande aeroporto que atenda tambem voos internacionais.

Rafael Viana disse...

Eu estava no Facebook quando eu olho um post da Azul Linhas Aéreas (eu tenho ela no meu Facebook), quando me deparei com um comentário que é bem chato. Não vou citar nomes mas infelizmente esta pessoa esta completamente certa, segue o comentário:

"Ha um mes atras trouxe minha mae de Poa para NVT pela Azul. Ela tem dificuldades de caminhar e precisou de atendimento especial. O atendimento do pessoal da Azul, tanto em POA, quanto em NVT, foi fantastico. Terra e ar. Infelizmente, o aeroporto " Internacional " de Navegantes ( alias, aquilo nao é aeroporto, é um quintal de avioes ), nao tem a minima estrutura para cadeirantes, uma verdadeira vergonha e falta de respeito. O pessoal de terra da Azul retirou minha mae do aviao " NO BRAÇO ' "

Uma vergonha para NVT, principalmente por que qualquer pessoa do mundo pode ver isso.
Vamos se mexer Sr "Superintendente".

aeronavega disse...

já vi dezenas de vezes essa situação acima que o Rafael presenciou, o pessoal de rampa chega a coçar a cabeça olhando a situação cadeirante x escada, apesar de algumas cias disponibilizarem de cadeiras automatizadas p/ subir e descer dessas escadas, ainda falta muita estrutura p/ o aeroporto.

Rafael Viana disse...

O mais correto de se fazer em Navegantes mesmo, é construir outro Aeroporto porque este não dá para fazer praticamnte nada. Para onde que vamos aumentar a pista? Pro mar ou pro rio??? Para aumentar a sala de embarque ou fazer outra de um tamanho bom, não teriamos espaço pra nada, o saguão já é apertado, imagine se construirem uma sala de embraque??
Deveriam construir um Aeroporto digno de se ter na zona rural de Navegantes.

Anônimo disse...

Espaço para ampliar ou construir o Aeroporto de Navegantes tem de sobra, o que falta é o governo se mexer...

http://navegaspotter.blogspot.com/2010/04/ampliacao-do-aeroporto-mais-proxima-da.html

mais alguma duvida em relação a espaço ???

Anônimo disse...

orrrraaa 300 mil m. quadrados ????????

vamu se mexe infraero

George disse...

com essi espaco da pra construi facilmente uma pista de 2,5km

Anônimo disse...

O aeroporto está sofrendo essas consequencias por administrações passadas que nunca se interessaram em fazer alguma coisa, e tambem por um povinho que trabalha lá, que não enxergaram o futuro para o Aeoporto de Navegantes.