sábado, 21 de maio de 2011

Aeroporto de Navegantes capacita aeroportuários para emergências


Ontem, no Aeroporto Internacional de Navegantes, foi concluida a Semana de Treinamento do Corpo de Voluntários de Emergência(CVE), que teve início no dia 16. O objetivo do evento foi aprimorar a capacitação da comunidade aeroportuária para atendimento a eventuais emergências aeronáuticas.

Durante toda semana foram realizadas palestras e oficinas com aulas teóricas e práticas sobre primeiros-socorros, destacando os seguintes temas: legislação, procedimentos e responsabilidades dos membros do CVE, incêndios, lesões corporais em vítimas, triagem simples, direcionamento para as lonas: preta, cinza, vermelha amarela e verde, hemorragias, queimaduras, reanimação cardiopulmonar, prevenção de acidentes, entre outros. Além disso, foram realizadas aulas práticas de primeiros socorros e instruções de combate ao fogo .

Após as palestras os 95 voluntários participaram do Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC), que encerrou as atividades. O objetivo do treinamento é simular um desastre aéreo utilizando características semelhantes às de um acidente real com a finalidade de aferir o Plano de Emergência do Aeroporto (PLEM) verificando o tempo-resposta dos segmentos envolvidos no socorro às vítimas no controle de um acidente aéreo, o desempenho e o entrosamento das equipes diante de variados tipos e graus de dificuldade.

Promovido pela Gerência de Segurança do Aeroporto, por meio da Coordenação de Salvamento e Combate a Incêndio, o EXEAC contou com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Bombeiros Voluntários de Navegantes; Plantomed e Bombeiros Militares de Navegantes.

A simulação foi acompanhada pelo superintendente do Aeroporto, Marco Aurélio Zenni, que ressaltou a importância do EXEAC para o aeroporto. “O treinamento avalia a qualidade do plano de emergência na área aeroportuária. Destacando a importante atuação dos ceveanos e outros órgãos externos que cooperaram para a realização desse procedimento”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu apenas gostaria de "corrigir"um pequeno erro na tabela de voos do seu blog estou muito feliz de que a Trip irá voltar mas voçe tinha colocado por primeiro que os voos seriam operados com os Embraer 170 e algumas semanas depois voçe colocou que também seria operado com o ATR 72-500.
Mas como que a Trip irá operar com os seus ATR's aqui em navegantes se ela não opera estes modelos de aeronaves no aeroporto de Confins?
Seria bom que fosse operado um voo para Pampulha mas infelizmente até agora é só voo para Confins.
E até que em fim iremos novamente ter voos para o Nordeste Brasileiro se nao engano a ultima vez que tinhamos voos para o Nordeste foi com a Antiga Varig.Boa sorte a Webjet
Parabéns pelo blog.

Navegantes Spotting disse...

Boa noite amigo, o ATR72-500 está como aeronave alternativa, segundo a tabela do HOTRAN no site da ANAC.
Grande abraço!

Navegantes Spotting disse...

E Parabéns a WebJet, pelo simples motivo de apostar e investir bastante em nosso aeroporto!
Desejo todos os Sucessos a WebJet!