sábado, 2 de abril de 2011

Navegantes, entre os destinos mais procurados por Chapecó

Chapecó, polo do grande oeste de Santa Catarina, é uma das cidades mais bem servidas do transporte aéreo do sul do Brasil, tem aeroporto equipado, linhas regulares e demanda crescente. Nesse cenário, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Instituto de Inteligência e Consultoria Organizacional (INTELECO), aplicou pesquisa de opinião sobre a necessidade de novas linhas aéreas para Chapecó.

Os resultados foram apresentados dia 24, pelos diretores da ACIC, João Carlos Stakonski (presidente), Maurício Zolet (vice-presidente) e Diogo Pereira dos Santos (diretos de assuntos econômicos). O trabalho foi coordenado por Daniel Pereira dos Santos, gerente de projetos da Inteleco, que desenvolveu a pesquisa em regime de cooperação, sem custos para a ACIC.

Os quatro destinos mais solicitados foram Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Navegantes (SC). Os horários mais indicados foram, com saída de Chapecó, entre 06h00 e 09h00 da manhã e, de chegada, entre 18h00 e 21h00 e 21h00 às 23h59. O preço sugerido pelos passageiros habituais foi de 100 a 300 reais.

O trabalho foi elaborado a partir da identificação da necessidade de novas linhas aéreas para o Aeroporto Municipal Serafim Bertaso, em face do crescimento da cidade, a partir do desenvolvimento dos segmentos-base da economia regional. O município tem alto fluxo de passagem em virtude de transações comerciais, eventos de nível internacional, universidades, entre outros.

Com essas informações, estruturou-se uma pesquisa que abrangeu público (680 usuários de transporte aéreo) que apontou as necessidades quanto aos motivos de viagens, destinos, horários e preços.

O público-alvo da pesquisa é composto por pessoas que utilizam o transporte aéreo: 69% do sexo masculino e 31% do sexo feminino, cujas profissões/ocupações predominantes são: 12,3% gerentes, 11,8% empresários, 9,5% advogados, 5,3% engenheiros, 3,2% administradores e 2,6% professores universitários.

A pesquisa identificou que 64% dos entrevistados trabalham no setor de prestação de serviços; 20,9% no comércio; 8,8% na indústria; 2,2% na agropecuária; e 1,0% no terceiro setor.

Os motivos pelos quais mais se utiliza transporte aéreo identificados na pesquisa são: 79,6% a negócios e 38,4% para turismo.

Os destinos mais frequentados pelo público-alvo entrevistado são: São Paulo (SP) com 26,1%, Florianópolis (SC) 24,7%, Porto Alegre (RS) 9,9% e Curitiba (PR) 7,9%.

Foi identificado que 45,7% do público entrevistado se desloca para outras cidades para utilizar o transporte aéreo. A cidade de Curitiba (PR) é a mais citada com 23,2%, seguida de Florianópolis/SC 23,1% e Porto Alegre/RS com 18,2%. Os motivos mais comuns desse deslocamento são linhas disponíveis (33,4%), horários adequados (17,1%) e preços baixos (16,6%).

2 comentários:

Anônimo disse...

o mais provavel é que a GOL faça uma rota Chapecó-Navegantes-Congonhas-Navegantes-Chapecó. Ou a AZUL quando chegar em chapecó fara Campinas-Navegantes-Chapecó-Navegantes-Campinas.
abraços!

joseluizdacosta@bol.com.br disse...

Tem lugar para novos voos???